é de se perceber como quase todos os pensadores famosos e respeitados parecem ter sua fonte de inspiração na tristeza. Nietzsche, por exemplo, mais pessimista que ele só um desgraçado sentado em uma cadeira elétrica, com a cabeça numa guilhotina vendo sua mulher ser estuprada, se bem que nem mulher Nietzsche teve. Freud é outro perturbado. Beethoven! aquela infância desgraçada de apanhar do pai, e quando se sente realizado como compositor, alguma alma divina decide premiá-lo com a surdez.
"Mas que humilhação, quando ao meu lado as pessoas ouviam o eco distante de uma flauta, sem que eu pudesse distingui-lo... Ou quando chamavam minha atenção para o canto de um pastor e eu incapaz de ouvi-lô! Estas circunstâncias levaram-me à beira do desespero e pensei, mais de uma vez, em por fim aos meus dias. Somente a Música me deteve! Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim."(BEETHOVEN, 1802. Testamento de Heiligenstadt)
isso tudo ao contrário do que Spinoza diz em seus estudos:
"... por tristeza entendemos o que diminui ou entrava a capacidade de pensar da alma e, por conseguinte, na medida em que a alma está triste, a sua capacidade de conhecer, isto é, a sua capacidade de agir, é diminuída ou contrariada ..." (ESPINOSA, 1973. Ética)
mas Espinosa continua dizendo que nos tornamos incapazes de pensar, porque triste nos concentramos toda nossa alma, psique, em nos livrarmos de tal tristeza. e o que todos esse pensadores e compositores tristes têm em comum é o fato de amar a vida. a maior indignação de Nietzsche era com o fato de as pessoas não saberem viver a vida e que a estavam jogando fora.
guardada as proporções o mesmo fenômeno acontece comigo. minhas melhores palavras, minahs composições favoritas são de quando estou em um estado de espírito ruim. inclusive é algo da qual minha namorada reclama bastante, por que diabos eu parei de escrever depois que me declarei e de dizer que me sinto infinitamente feliz com ela?
não sei.
e é isso que estou fazendo, criei uma série de músicas, que se juntam uma a outra, dizendo o quanto estou, ou melhor, sou feliz com ela. a primeira musica dessa série de, por enquanto, 5 músicas, fala do quanto eu me sentia sozinho antes de a conhecer. pra não ficar deprê, tentei fazer algo bem humorado. segue a letra, em inglês:
it's been a long now since I kissed a girlit's been more long now since I was in loveI would go out tonight if knew that I'd findsomeone to hold untill the morning shows upplaying Katamaribut these girls are so damn boringit's been so long now since I kissed a girlit's been more long now since I was in loveI did go out last night, but hell I could not findsomeone to hold untill the morning shows upwatching Woody Allenor maybe someone just to fu...
e nisso entra a segunda música que posto em n'uma outra vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário